Declarativa Declarativa
 

 

Entrada

Produtos

Serviços

Inquiridor
Aplicações internet à medida
Auditoria informática
Subcontratação para I&D

Plataforma de conteúdos

Tecnologia

Web Information Systems
Web Application Maker
InterProlog

A empresa

Apresentação institucional

This site was deprecated in late 2013. It is provided for archival purposes only.
Declarativa development and support have miggrated to
interprolog.com


Auditoria Informática

A Declarativa audita, concebe, e planeia estratégias, com ênfase na internetização intrínseca de organizações ou departamentos. A Declarativa pensa e analisa cada situação com profundidade, não aplica "templates" de consultoria.

Especificidades da Informática

Porque falham tantos projectos de informática? Há várias razões:

  • A juventude da informática e dos seus processos de projecto, comparativamente a técnicas centenárias (por exemplo electrotecnia, química, ...) ou milenárias (construção civil, geologia, ...).
  • Uma percepção errada de facilidade pelos consumidores: "se a informática resolve bem e barato o problema A, claro que me resolve bem o problema B que eu acho parecido". É que as técnicas que incidem sobre as coisas físicas que os consumidores conhecem têm uma métrica linear, pelo menos para uma boa gama de problemas: para obter mais produto, ponho mais reagentes; para o prédio ser mais alto, reforço a estrutura; se construir igual noutro sítio, em principio o prédio não cai; etc. Ora a informática tem uma métrica combinatória subjacente, e uma sensibilidade a contexto exasperante.
  • Os espaços de actuação dos técnicos de informática são abstractos e longe da realidade dos consumidores; torna-se às vezes difícil levar a sério os técnicos honestos e aceitar que um só bit errado possa aniquilar uma organização, e por outro lado aqueles entenderem o que de facto releva aos consumidores.
  • Técnicos inconscientes ou menos escrupulosos tendem a projectar de forma a facturarem demasiado rapidamente aos consumidores, o que pelas razões anteriores pode dar péssimo resultado.

A abordagem declarativa

declarativo
adjectivo, do Lat. declartaivu, que envolve declaração

Quando uma empresa procura um fornecedor de informática é vulgar o diálogo ficar viciado à partida por más tendências "procedimentais", de ambas as partes: por um lado a empresa procura soluções compatíveis com o seu imaginário informático, isto é com as modas que já lhe "impingiram", e com conselhos de gente menos actualizada mas de sua confiança. Com esta atitude a empresa restringe a sua procura, e compromete a solução; por outro lado o fornecedor está viciado em ferramentas ou soluções já feitas que lhe dêem grande rentabilidade no negócio; preocupa-se em satisfazer as exigências imediatas e visíveis do cliente, em vez de construir uma abordagem limpa, conceptualmente a partir do zero.

Como um bom médico que forma um diagnóstico independente das "cismas" do seu doente, a Declarativa diagnostica os seus clientes sem se prender a primeiras impressões, nem a velhas receitas.

O diálogo com o cliente pretende-se com um teor declarativo, nomeadamente pretende-se que o cliente declare os seus reais problemas esquecendo que fala com informáticos. Que fale a sua própria linguagem sem a procurar traduzir! A Declarativa processa racionalmente essas declarações, sem aplicar receitas mas tendo presente um manancial de soluções possiveis, por forma a construir rapidamente, com ajuda das suas ferramentas e tecnologia comprovada, soluções que realmente respondam à profundeza dos problemas.

Referências

 

 Declarativa - Serviços de Informática, Lda.
  www.declarativa.com, info@declarativa.com  fax: +351-22-030-1511  tel: +351-22-030-1580
UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (GoogleMap)
Rua Actor Ferreira da Silva 100 4200-298 Porto Portugal