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Tratamento de eventos no AWT 1.1 e Swing
Baseia-se num modelo uniforme Source/Listener
- Assenta nos conceitos de "fonte" (source) e
"ouvinte" (listener) de eventos
- Os eventos são gerados pelas fontes e enviados aos ouvintes
- Uma fonte é tipicamente um objecto complexo, mas que só informa
os seus ouvintes de eventos de alto nivel
- Um ouvinte é qualquer objecto que registe interesse pelos
eventos duma fonte, e cuja classe inclua métodos para responder às respectivas
mensagens
- Como está implementado no AWT?
- Todos os componentes gráficos do AWT são fontes
de eventos especificos
- Qualquer objecto "nosso" pode ouvir eventos dum ou mais objectos gráficos,
desde que o peça e implemente uma interface
apropriada
- Eventos são objectos da classe AWTEvent
ou suas sub-classes
- Exemplos
Pista : atenção aos métodos addXXXListener em cada classe
do AWT; por exemplo addTextListener em TextComponent,
a super-classe de TextField. Esta ideia serve de base a um padrão importante
usado nos Java Beans...
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